Primeiro, vamos conhecer melhor o diagrama:
A Árvore pode ser dividida também em quatro mundos (ou planos), que podemos associar com os quatro elementos. Sendo Terra- Mundo Material, Ar- Mundo Formativo, Água- Mundo Criativo, e Fogo- Mundo Arquetípico, o plano de existência mais alto.
Sabemos que a Terra, no Hermetismo, é uma metáfora para o corpo material, que a Água é uma metáfora para as emoções, o Ar é uma metáfora para a mente, os pensamentos e demais formas de existência etéreas, e que o Fogo é uma representação do Espírito puro.
Já que o diagrama que estamos estudando pode ser dividido em 4 Mundos, podemos dizer então que há 3 Véus que separam uma existência da outra.
Há também 3 pilares, o pilar direito é chamado Pilar da Misericórdia, o aspecto construtivo da Árvore, o da esquerda é chamado de Pilar da Crueldade (ou do Rigor), e representa o aspecto destrutivo da Árvore, e o Pilar do Meio, que é o ponto de equilíbrio.
Mas então... qual é a utilidade prática da Árvore no meu dia a dia?
A Árvore da Vida não possui só uma utilidade prática, porém, um dos usos mais comuns é a meditação nas esferas e caminhos, de forma que possamos experimentar as energias relacionadas a eles e adquirir sabedoria. Ou ainda atrair os atributos da Sephirah em que estamos meditando, como forma de invocação (Teurgia).
A minha intenção neste texto era começar a explorar a Kabbalah como forma de mapear a Consciência, e achei necessário fazer essa introdução.
Temos o seguinte então:
1º Sephirah - Kether (Coroa), estão associados a ela todos os Deuses de culturas monoteístas. A experiência mística relacionada é a União com o Todo.
2º Sephirah - Hockmah (Sabedoria), o princípio masculino superior. Hockmah é a Luz, o Calor, o Fogo Primordial.
3º Sephirah - Binah (Entendimento), o princípio feminino superior. Enquanto Hockmah é Energia pura, Binah é o princípio da cristalização. Enquanto Hockmah é a luz das estrelas, Binah é o espaço sideral escuro que é penetrado pelos raios de luz.
4º Sephirah - Chesed (Misericórdia), a Água Primal de Binah é reverberada em Chesed, num degrau abaixo e no pilar direito. Essa esfera é associada à todos os Deuses-Pais (Zeus, Odin, Júpiter), o legislador bondoso.
5º Sephirah - Geburah (Rigor), O Fogo Primal de Hockmah é reverberado dessa vez no pilar do rigor. Esta esfera é associada com os deuses da guerra, e interpretada comumente como sendo o julgamento preciso e frio, e a destruição do velho que dará lugar ao novo. Temos aqui o aspecto negativo (minus, feminino) do Fogo. Algumas representações de Shiva são da divindade como o Destruidor. Esse aspecto do Deus Hindú pode ser perfeitamente relacionado com essa esfera.
6º Sephirah - Tiferet (Beleza), primeira esfera do pilar do meio depois de Kether. Está no centro da Árvore, é associada com o Sol, e não podia ser diferente. Representa a harmonia, beleza, perfeição e equilíbrio. Os deuses e demais seres mitológicos solares são atribuidos à essa esfera. Temos como exemplo, Apollo, um dos aspectos de Rá, Hórus e Osíris, Krishna e Cristo. Esta Sephirah é o domínio da Verdadeira Vontade, nossa essência. Estamos chegando nas esferas de características humanas...
7º Sephirah - Netzach (Vitória), associada ao planeta Vênus, é a esfera das emoções e da experiência direta com a existência, além da Razão. Todas as divindades do Amor e da Beleza (exceto as solares) são atribuídas à essa Sephirah. Temos como exemplo de experiências místicas ligadas a essa sephirah o êxtase religioso, a devoção.
8º Sephirah - Hod (Esplendor), A esfera da Razão. O planeta atribuído é Mercúrio. Esfera dos Mágicos, Músicos, Médicos e Cientistas. Relacionada com deuses-professores, como Toth, ou ainda deuses-magos e trapaceiros, como Mercúrio e Loki.
9º Sephirah - Yesod (Fundamento), novamente, no pilar do meio. Equilibra Hod e Netzach. Associada à Lua. Microcosmicamente, temos o reino dos sonhos e do Inconsciente, macroscopicamente, é correlacionada com o plano extrafísico ("astral").
10º Esfera - Malkuth (O Reino), enquanto Yesod reúne os aspectos das outras esferas, Malkuth cristaliza e transforma em matéria. Microcosmicamente é nosso corpo carnal.
Este post acabou sendo mais uma introdução. No próximo, devo falar sobre os Caminhos, que são associados com os 22 arcanos maiores do Tarot, e posteriormente, o uso da Kabbalah como um mapa da consciência.
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