sábado, 24 de março de 2012

Hermetismo: Kabbalah Hermética, uma Introdução.

Hoje vamos falar um pouco sobre Kabbalah e o uso mais simples e prático da Árvore da Vida.

Primeiro, vamos conhecer melhor o diagrama:

Esta é uma representação dos níveis da existência. Podemos separar a Árvore em 10 esferas (que chamamos de "Sephiroth"), 22 caminhos conectam essas 10 esferas. Cada Sephirah (singular de "Sephiroth") pode ser associada com um planeta usado na Astrologia (sendo que na astrologia clássica, só são usados 7 planetas, nesse caso, são associados com as sephiroth abaixo do abismo, e Saturno é associado tanto com Binah, a primeira esfera acima do abismo, como com o caminho que liga a décima à nona esfera.)



A Árvore pode ser dividida também em quatro mundos (ou planos), que podemos associar com os quatro elementos. Sendo Terra- Mundo Material, Ar- Mundo Formativo, Água- Mundo Criativo, e Fogo- Mundo Arquetípico, o plano de existência mais alto.

Sabemos que a Terra, no Hermetismo, é uma metáfora para o corpo material, que a Água é uma metáfora para as emoções, o Ar é uma metáfora para a mente, os pensamentos e demais formas de existência etéreas, e que o Fogo é uma representação do Espírito puro.

Já que o diagrama que estamos estudando pode ser dividido em 4 Mundos, podemos dizer então que há 3 Véus que separam uma existência da outra.
Há também 3 pilares, o pilar direito é chamado Pilar da Misericórdia, o aspecto construtivo da Árvore, o da esquerda é chamado de Pilar da Crueldade (ou do Rigor), e representa o aspecto destrutivo da Árvore, e o Pilar do Meio, que é o ponto de equilíbrio.

Mas então... qual é a utilidade prática da Árvore no meu dia a dia?

A Árvore da Vida não possui só uma utilidade prática, porém, um dos usos mais comuns é a meditação nas esferas e caminhos, de forma que possamos experimentar as energias relacionadas a eles e adquirir sabedoria. Ou ainda atrair os atributos da Sephirah em que estamos meditando, como forma de invocação (Teurgia).

A minha intenção neste texto era começar a explorar a Kabbalah como forma de mapear a Consciência, e achei necessário fazer essa introdução.

Temos o seguinte então:

1º Sephirah - Kether (Coroa), estão associados a ela todos os Deuses de culturas monoteístas. A experiência mística relacionada é a União com o Todo.

2º Sephirah - Hockmah (Sabedoria), o princípio masculino superior. Hockmah é a Luz, o Calor, o Fogo Primordial.
 
3º Sephirah - Binah (Entendimento), o princípio feminino superior. Enquanto Hockmah é Energia pura, Binah é o princípio da cristalização. Enquanto Hockmah é a luz das estrelas, Binah é o espaço sideral escuro que é penetrado pelos raios de luz.

4º Sephirah - Chesed (Misericórdia), a Água Primal de Binah é reverberada em Chesed, num degrau abaixo e no pilar direito. Essa esfera é associada à todos os Deuses-Pais (Zeus, Odin, Júpiter), o legislador bondoso.

5º Sephirah - Geburah (Rigor), O Fogo Primal de Hockmah é reverberado dessa vez no pilar do rigor. Esta esfera é associada com os deuses da guerra, e interpretada comumente como sendo o julgamento preciso e frio, e a destruição do velho que dará lugar ao novo. Temos aqui o aspecto negativo (minus, feminino) do Fogo. Algumas representações de Shiva são da divindade como o Destruidor. Esse aspecto do Deus Hindú pode ser perfeitamente relacionado com essa esfera.

6º Sephirah - Tiferet (Beleza), primeira esfera do pilar do meio depois de Kether. Está no centro da Árvore, é associada com o Sol, e não podia ser diferente. Representa a harmonia, beleza, perfeição e equilíbrio. Os deuses e demais seres mitológicos solares são atribuidos à essa esfera. Temos como exemplo, Apollo, um dos aspectos de Rá, Hórus e Osíris, Krishna e Cristo. Esta Sephirah é o domínio da Verdadeira Vontade, nossa essência. Estamos chegando nas esferas de características humanas... 

7º Sephirah - Netzach (Vitória), associada ao planeta Vênus, é a esfera das emoções e da experiência direta com a existência, além da Razão. Todas as divindades do Amor e da Beleza (exceto as solares) são atribuídas à essa Sephirah. Temos como exemplo de experiências místicas ligadas a essa sephirah o êxtase religioso, a devoção.

8º Sephirah - Hod (Esplendor), A esfera da Razão. O planeta atribuído é Mercúrio. Esfera dos Mágicos, Músicos, Médicos e Cientistas. Relacionada com deuses-professores, como Toth, ou ainda deuses-magos e trapaceiros, como Mercúrio e Loki.

9º Sephirah - Yesod (Fundamento), novamente, no pilar do meio. Equilibra Hod e Netzach. Associada à Lua. Microcosmicamente, temos o reino dos sonhos e do Inconsciente, macroscopicamente, é correlacionada com o plano extrafísico ("astral").

10º Esfera - Malkuth (O Reino), enquanto Yesod reúne os aspectos das outras esferas, Malkuth cristaliza e transforma em matéria. Microcosmicamente é nosso corpo carnal.

Este post acabou sendo mais uma introdução. No próximo, devo falar sobre os Caminhos, que são associados com os 22 arcanos maiores do Tarot, e posteriormente, o uso da Kabbalah como um mapa da consciência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...