sexta-feira, 8 de junho de 2012

Espiritualidade

Espiritualidade não é ir à Igreja aos domingos, tampouco ir ao centro espírita ou quaisquer outras casas religiosas.

Espiritualidade também não é ser "bom", não é seguir uma moral que lhe foi ditada como sendo inquestionável.

Espiritualidade não é venerar quaisquer deuses, entidades, messias, santos ou gurus.

Espiritualidade não é parapsiquismo, mediunidade ou paranormalidade. Tampouco é conversar com espíritos, ou praticar exercícios chamados "espirituais" ou "esotéricos", apesar de que estes podem ser uma ponte que leva à Espiritualidade, mas não passam de um caminho, e não o Fim.

Espiritualidade não é um compromisso com Deus ou com os espíritos, é um compromisso consigo mesmo. É não só avistar os domínios extrafísicos, mas sim tocar o ponto mais alto da própria consciência, e isso é alto latente que todos possuímos.

Alcançar este ponto, ou mesmo caminhar na direção deste ponto, é perceber como todos podem estar certos ao mesmo tempo, e que ateus, cristãos, aborígenes, orientais, todos enxergam e interagem com essa realidade sob prismas culturais diferentes. E é também entender que você interage com essa realidade, que é Universal, limitado pelo seu próprio prisma cultural e ideológico.

Que tipo de espiritualista nós somos quando falamos de temas elevados e transcendentes, mas com o primeiro imprevisto já perdemos o foco e cedemos às nossas incoerências? E quem fica pagando de bom moço, que não questiona, que aceita tudo sem tentar mudar, mesmo quando se pode mudar, e depois chuta e balde e reclama sem saber porque nada dá certo?

Disse tanto o que não é Espiritualidade, e deixo agora a minha definição limitada, e proponho que pensem no que é Espiritualidade para vocês. Eis a minha definição:

   Espiritualidade é alcançar o que há de mais nobre, sutil e universal em si, e aplicar estes valores ao dia a dia, sem perder a lucidez, sem perder a consciência e sem se deixar levar pelas marés do mundo. É ser como um barco: adentrar o mar, mas sem deixar que o mar entre em você, pois se há um buraco numa canoa, ela se enche de água e afunda. No mais, o silêncio e o contemplar do Universo explicam melhor do que as minhas palavras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...