quinta-feira, 6 de junho de 2013

Teoria e Prática



Quem nasceu primeiro, o ovo ou a galinha?

Essa pergunta deixa um grande paradoxo no ar: se a galinha nasceu primeiro, quem botou o ovo? Ou se o ovo veio primeiro, quem foi que chocou? Ao longo do tempo muitos filósofos tentaram e tentaram responder essa simples pergunta e é claro, muitos falharam. É claro que a ciência moderna já respondeu essa clássica pergunta através da teoria da evolução: o ancestral da galinha (algum animal que veio antes dela na escala evolutiva) colocou um ovo e esse ovo teria uma alteração genética que resultaria na galinha como nós conhecemos hoje. Mas ai é que vem uma outra questão: Respondemos essa pergunta com uma teoria e sendo teoria não sabemos se foi exatamente assim que se sucedeu, em outras palavras, nós apenas sugerimos algo baseado na lógica e observação de alguns indícios, a verdade mesmo não pode ser afirmada com 100% de clareza. E é ai que entra o ponto principal desse texto.

Há tempos que o homem vem utilizando de meios práticos pra compreender o mundo. Tome como exemplo a astronomia: Para que o astrônomo compreenda os astros é necessário que ele tenha pelo menos uma luneta que consiga observar os planetas dançando no espaço. Essa prática era passada de geração em geração até que os mais sábios iam anotando suas análises em um pedaço de papel, criando cálculos e teorias de escala e composição dos planetas. Nota-se que primeiro veio a prática, depois a teoria. O conhecimento é então observado primeiro pra depois ser digerido pela mente racional e assim transferido pro mundo físico em forma de ideias.

Em outras palavras, você primeiro precisa presenciar um fato e depois tentar criar alguma explicação lógica, certo? Sim, mas nem todo caso acontece dessa forma. Um cientista que estuda a teoria do Big Bang, não é possível que ele volte no tempo e veja com os próprios olhos a criação do universo pra que ele tenha certeza de que a teoria é válida ou não. Nesse caso sim, na falta de algo prático, ele precisa fazer uso da teoria.

E esse é um dos muitos problemas da comunidade espiritualista/ocultista nos dias de hoje. A grande maioria consome textos e mais textos, livros, podcasts, palestras, todo consumo teórico possível e mantém as práticas, que são a maior fonte de conhecimento, de lado. Não estou aqui dizendo que a teoria é inútil sem prática, claro que não! A teoria é útil como um guia, como um mapa. Serve pra você saber onde está e aonde quer ir. Ninguém é louco de permitir que um leigo na medicina faça uma cirurgia sem ao menos ter noção teórica do assunto! Um médico precisa de doses iguais de teoria e prática, sem esse equilíbrio ele se torna falho.

A alma de um aspirante metafísico precisa se alimentar de teorias pra se manter firme no caminho mas se não houver a prática, ele sucumbe nos caminhos do ceticismo (ou do dogmatismo). Por outro lado, alguém se só pratica e não se enche de um pouco de teoria (e digo teoria de qualidade) acaba deixando sua mente muito receptiva e acreditando em qualquer besteira que vê no caminho. Portanto, pratiquem e teorizem, mas acima de tudo pratiquem, pratiquem e pratiquem ainda mais, porque o conhecimento só pode ser conquistado através da experiência pessoal, não há livro que possa substituir!

Até

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...