segunda-feira, 19 de maio de 2014

Andando na Corda Bamba



Uma das primeiras tarefas do iniciado é o equilíbrio dos quatro elementos em sua alma. Na Golden Dawn, isso era feito principalmente através da prática do Ritual Menor do Pentagrama, que, dentre outras coisas, trabalha com o simbolismo elemental com os arcanjos que ficam na borda do círculo e também com o próprio pentagrama, que é um símbolo dos Elementos sob o Espírito. Além de tal ritual, havia meditações com os símbolos dos tattwas. De tabela, muitos sistemas de magia posteriores à Golden Dawn e que foram diretamente influenciados por ela possuem em seu currículo inicial práticas que visam equilibrar o praticante.

A importância que se dá a esse trabalho inicial é grande, e há um bom motivo para isso: todos nós temos certas inclinações, e sem o equilíbrio adequado de tais inclinações, dificilmente chegaremos em algum lugar.
Claro que os exercícios voltados para isso exercitam também a capacidade imagética do indivíduo, bem como o acostuma a trabalhar com esse tipo de força de uma forma mais palpável e menos abstrata. Porém, é notável a importância do equilíbrio das funções psíquicas que correspondem aos elementos não só para o trabalho místico, mas também para experimentar a vida de forma mais completa e menos condicionada.

Cada um apresenta naturalmente uma predisposição para experimentar o mundo por meio diferenciado das quatro funções psíquicas da teoria de Jung. O teste MBTI é uma forma de descobrir qual sua predisposição, ou seja, qual das funções é mais forte em você, se é introvertida ou extrovertida, e, de tabela, descobrir a função que foi relegada ao Inconsciente. Na minha opinião, a forma mais inteligente de usar o resultado do teste, assim como seria na análise de uma carta natal, é não exaltar as peculiaridades de forma a querer criar grupinhos e generalizações, como normalmente se faz com a Astrologia, em que alguns candangos querem segregar todas as pessoas do mundo em 12 castas e atribuir de forma determinista suas virtudes e defeitos. O teste (bem como o estudo da carta natal) é útil porque te permite conhecer, sim, suas qualidades e potenciais, mas principalmente porque mostra com certa clareza os seus vícios de comportamento e as áreas decadentes da sua personalidade.

Se formos levar em conta o axioma de que somos um microcosmo, então possuímos todos os atributos, e somos, portanto, um círculo. Acontece que, na nossa percepção deturpada, nós não somos um círculo, e nosso Ego tende a se identificar com alguns atributos a negar outros. Para progredir espiritualmente ou mesmo para viver bem (não vejo mais muita diferença entre a vida e espiritualidade) é preciso explorar as nossas deficiências.

Tomemos um exemplo. Das quatro funções (a saber, Pensamento, Sentimento, Intuição e Sensação), as mais fortes em mim são Pensamento e Intuição, de modo que meu tipo psicológico, pelo modelo do MBTI, é INTP (Pensamento Introvertido com Intuição). Sendo Pensamento minha função mais forte, eu tenho uma facilidade natural com o estudo racional e analítico. Por outro lado, o pensamento discursivo e falta de tato são também uma consequência disso. De tabela, a função oposta que é o Sentimento, se torna decadente, de modo que raramente o experimento. A minha função secundária é a Intuição, de modo que sua oposta, a Sensação, também não seja muito explorada.

A armadilha é que tendemos a querer reforçar aquilo em que já somos bons. Acontece que isso só vai acentuar o desequilíbrio. Se Sentimento é minha função inferior, então eu devo focar em uma prática devocional, uma oração ou mesmo um relacionamento que me permita experimentar essa função. Se minha Sensação também não é muito desenvolvida, então uma arte marcial, exercícios físicos, Chi Kung, Yoga ou meditação focada nas sensações corporais (que de quebra acabaria com o pensamento discursivo) funcionaria bem para mim. Não é questão, contudo, de tornar-se o seu oposto. O objetivo é compensar as deficiências para que deixemos de nos identificar apenas com algumas funções e passemos a utilizar todas as ferramentas de que dispomos.

Para uma compreensão um pouco mais profunda sobre os 16 tipos psicológicos, é interessante estudar os Arcanos da Realeza do Tarot, com que possuem alguma correspondência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...